domingo, 7 de abril de 2013

A primeira vez as montadoras nunca se esquecem

Em 1886 Karl Benz construiu o primeiro carro do mundo. Mais tarde em 1913, Henry Ford cria o primeiro carro de produção em massa, o Ford T. Até hoje as montadoras vem reinventando o carro, cada um de sua maneira, uns fazendo sucesso e outros fracasso. Montadoras que antes não tinham experiências de fabricar um modelo diferente do padrão da marca, começam a produzir um novo modelo e faz sucesso. E alguns que inventam novas formas para um automóvel.
Esses são alguns exemplos típicos de montadoras que aceitam novidades em suas marcas:

Volkswagen Amarok (2011): A montadora conhecida como "carro do povo" decidiu fazer uma picape média. Claro que picape de outras marcas já existia a anos. Porém a Volkswagen tentou fazer mais modelos diferentes para o padrão da marca, como por exemplo o Phaeton e o Touareg, mas ninguém fez tanto sucesso aqui no Brasil quanto o Amarok.
Fiat Palio Weekend Adventure (1999): Procurando um jeito de popularizar ou baratear um utilitário esportivo no Brasil, a Fiat resolveu pegar uma perua, colocar quebra-mato, protetores de para-lama, aumentar a suspensão e colocar um pneu de uso misto. Deu no que deu. Até hoje a Adventure vende bem e é referência para outras montadoras que querem transformar um carro normal para uso misto. Eu não sei se é muita coincidência, mas o Volvo V70 XC apareceu em 1999 e o Audi Allroad Quattro baseado no A6 Avant apareceu em 2000.
BMW X6 (2009): Um utilitário esportivo em forma de cupê. Essa é a proposta da BMW para fazer um utilitário mais esportivo ainda o que o X5. Não faz muito tem que a BMW lançou essa moda, e a Land Rover criou o Evoque.
BMW Série 5 Gran Turismo (2010): Ele pode ser o que você pensar. Um cupê, um sedã, um hatch melhorado ou até mesmo uma perua. Mas o visual lembra um pouco aquele Escort quatro portas e VW Pointer de 1997.
Porsche Cayenne (2003): Utilitário Esportivo já existia. Mas uma montadora acostumada a fabricar carros baixos e esportivos, decide fazer um utilitário grande e com motor dianteiro, compartilhando a plataforma do primo Touareg. Fez tanto sucesso, que até hoje é o modelo mais vendido da Porsche.
Aston Martin Lagonda (1976): A montadora favorita do 007 acostumado a fabricar superesportivos de luxo decidiu fazer um sedã. Não fez muito sucesso, mesmo porque o visual quadrado parecia de uma caixa de fósforo. Mas hoje voltou com o Rapide, que tem um estilo mais luxuoso.
Lamborghini LM (1986): outra montadora acostumada a fabricar superesportivos, decide entrar em um ramo diferente, a de SUV. Mas não vendeu muito nem fez muito sucesso, mesmo porque naquela época existia o Hummer H1 para o exército. Lei mais em História.
Ferrari FF (2012): O motor dianteiro até vai. Mas a Ferrari parece que queria diferenciar um pouco seu visual com um modelo menos cupê e mais hatch.
Nissan Murano CrossCabriolet (2011): Um crossover conversível. A idéia também foi copida pela Land Rover para fazer o Evoque. Mas ainda não saiu do protótipo.
Mercedes-Benz CLS (2005): Tinha dito no começo da postagem, do primeiro carro inventado por Karl Benz. E a Mercedes não para de inventar. O Mercedes CLS é um sedã com formato de cupê quatro-portas. O estilo fez tanto sucesso que outras montadoras também fizeram igual, como por exemplo a BMW Série 6 Gran Coupê, Audi A7, Porsche Panamera e Volkswagen Passat CC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário