quarta-feira, 28 de outubro de 2015

História: Ford Fiesta completa 20 anos no Brasil

Em 1995 a Ford importou da Espanha seu compacto Fiesta, para concorrer com o VW Gol, Chevrolet Corsa e Fiat Uno.
O modelo só chegou por aqui em sua terceira geração lá fora, com motor Endura 1.3 de 60 cv. Trazia duas e quatro portas.
Já em 1996, o Fiesta muda o visual e passou a ser fabricado no Brasil, com a intenção de substituir o Escort Hobby. O painel e o acabamento ficaram melhores. Tinha motores Endura 1.3 de 58 cv e 1.4 16V Zetec EFI de 89 cv. Em 1997 é lançado a picape Courier.
Em 1999 sai o motor 1.3 Endura e entra o motor 1.0 Zetec Rocan de 65 cv e 1.6 Zetec Rocan de 95 cv. O Fiesta ganhou também a versão Sport, em única cor vermelha, com visual parecido com o Fiesta ST europeu. Em 2001 entra a série Street, a mais básica, que durou até 2006. Também com o nome Street, o Fiesta ganhou a versão sedan em 2002, importado do México.
Já em 2002, o Fiesta ganhou uma profunda mudança no visual, com porte de carro maior, e faróis com o formato "New Edge". Tinha motor 1.0 8V de 96 cv, 1.6 8V de 98 cv e um novo motor 1.0 Supercharger de 95 cv. O sedan mudou em 2005. Em 2007 o Fiesta ganha motor Flex.
Ainda em 2007 o Fiesta ganhou uma reestilização, com faróis mais quadrados e lanternas transparentes. O painel também ganhou uma pequena mudança, e o acabamento melhorou. O motor era o 1.0 flex de 71 cv com gasolina e 73 cv com etanol, além do motor 1.6 flex de 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol.
Em 2010, o Fiesta ganhou um visual dianteiro semelhante ao New Fiesta europeu. As lanternas do sedan também mudaram.
Porém o modelo anterior permaneceu no mercado nacional apenas como um carro de bom custo/benefício, pois em 2010 chega importado do México o New Fiesta Sedan e em 2012 chega o New Fiesta Hatch. Em 2013 o Fiesta hatch se torna nacional com motor 1.5 16V de 107 cv com gasolina e 112 cv com etanol, e 1.6 16V de 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol. Em 2014 o Fiesta Rocan sai de linha, dando lugar para o atual Ford Ka. O Fiesta vendeu mais de 1,8 milhão de unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário