quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Seguro Auto, rastreadores e segurança automotiva


(Foto: cartracking1.blogspot.com)
Infelizmente, os automóveis são algumas das principais “vítimas” de ações criminosas nos grandes centros urbanos. Os crescentes números de furtos e roubos de carros, bem como o número de quadrilhas especializadas nesse tipo de prática denunciam que, lamentavelmente, todos estão à mercê desses meliantes.
Por isso, é fundamental possuir mecanismos de segurança no seu veículo – seja com a contratação de um seguro auto ou com a instalação de rastreadores no automóvel. E apesar de os seguros auto serem a principal escolha dos proprietários, o mercado de rastreadores tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
Funcionamento e vantagens do rastreador
Um bom seguro auto pode te proporcionar, dependendo da cobertura, um novo veículo caso o seu seja roubado – isso, depois dos trâmites burocráticos. Você pode tirar algumas dúvidas e cotar o seu através do site Seguro de Automóvel, por exemplo. O rastreador, de outro modo, possui funcionalidades que podem te auxiliar a recuperar o veículo de forma muito mais célere.
O rastreador nada mais é do que um dispositivo instalado no seu veículo que funciona através de dados de satélite, capazes de fornecer diversas informações sobre o automóvel – incluindo a exata localização, através de GPS, com coordenadas latitudinais, longitudinais e de altura. Isso significa que, se o seu carro com rastreador for roubado... ele será rastreado, e você terá grandes chances de recuperá-lo.
Alguns rastreadores ainda possuem o chamado “botão de pânico”, um mecanismo instalado em um local “secreto” no veículo que, quando acionado, envia um sinal silencioso à seguradora e à polícia – extremamente útil em caso de, por exemplo, roubos ou sequestros. Veja algumas características do rastreador de carro através deste site.
Outra função interessante dos rastreadores é uma espécie de “cerca”, ideal para pais que costumam emprestar o carro aos filhos. Com esse recurso, o veículo somente poderá transitar em determinada área, definida pelo proprietário. Violado o limite da “cerca”, o carro para de funcionar.
Um carro com esses dispositivos pode ser rastreado pelo próprio usuário, a qualquer momento, bastando acessar uma conta na Internet. Algumas empresas oferecem, ainda, serviços por e-mail e aplicativos para smartphones e tablets.
Rastreadores garantem segurança e tranquilidade para grandes frotas
Se os rastreadores estão crescendo de popularidade entre pessoas físicas, quem trabalha com transporte de cargas sabe que um mecanismo de segurança como esse é essencial. Isso porque, além da questão de segurança, rastreadores são uma ótima ferramenta para logística.
Como esses dispositivos funcionam com base em GPS e calculam coordenadas, são ideais para a apuração de, por exemplo, as horas trabalhadas por determinado motorista, a distância, a velocidade, o percurso, horários, etc.
Além disso, quem trabalha com esse tipo de transporte sabe do tormento que são as quadrilhas especializadas em roubos de cargas. Com um rastreador, há a possibilidade do monitoramento 24 horas da frota – serviços mais especializados incluem desde a instalação de câmeras até escuta nas cabines.
É importante ressaltar que os rastreadores não garantem o retorno do veículo eventualmente perdido, mas exercem uma função importante nesse processo, já que fornecem a localização exata do veículo rastreado.
Qual o seu kit de segurança auto?
Compartilhe nos comentários quais os mecanismos de segurança que você utiliza para proteger o seu veículo: se um seguro auto de confiança, um serviço de rastreamento poderoso – ou ambos. O que todos sabemos é que não é viável deixar um investimento e um bem valioso como um automóvel sem proteção.

Texto por: Vanessa Queiroz da Seguro de Automóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário