sábado, 26 de outubro de 2013

História: Ford Crown Victoria

Talvez você deve estar pensando:  já vi esse carro em algum lugar! Sim. Se você assiste a filmes, seriados e até desenhos americanos, com certeza vai saber que carro é esse.
Famoso nos Estados Unidos o sedã era táxi, e carro da polícia na maioria das vezes.  O Crown Victoria era fabricado desde 1955.
Em 1983 o Crown Victoria LTD começou a ganhar vida própria, tendo a mesma plataforma do mustang. Tinha motor 2.3, 4.4 V6 e 5.0 V8.
Em 1992 o Crown Victoria recebeu um estilo mais arredondado, que lembrava um pouco ao do Taurus, o sedã grande ganhou oito janelas e um motor 4.6. O modelo ganhou gosto pelos policiais e pelos taxistas, mesmo assim tinha um concorrente, o Chevrolet Caprice. 
O Crown Victoria comum tinha motor 4.6 V8 com tração traseira de 193 cv, já as versões para a polícia tinha 213 cv e preparação especial (lembra das perseguições?).
Em 1998 o Crown Victoria ganhou um visual arredondado que ficou até o final. Esse conhecido por atuar como carro principal no filme Táxi, com Gisele Bündchen. Na maioria das vezes o Crown Victoria aparecia como um “figurante nos filmes” e nos desenhos, em alguns episódios dos Simpsons o modelo aparece.
Ford Crown Victoria no filme Táxi
O Crown Victoria teve outros modelos baseado nele como o Mercury Grand Marquis e Mercury Marauder
Conhecido como um ícone americano com os táxis de Nova York e os carros da polícia (Ford Interceptor), o Crown Victoria deixou de ser fabricado em  2011 na fábrica de St. Thomas, no Canadá. 
Último Ford Crown Victoria fabricado
Porém o modelo foi substituído pelo Ford Taurus Police Interceptor, e os táxis ficaram para o Ford Escape, porém não se sabe qual será o próximo ícone.
Ford Taurus Police Interceptor
Uma miniatura minha do Ford Crown Victoria da Greenlight

2 comentários:

  1. carro mt foda, podiam fazer uma nova versão

    ResponderExcluir
  2. Deu uma dúvida aqui meia noite e meia tipo qual motor os Crown Victoria versão táxi usava KKK eu sabia que o da polícia era um V8 mas n sabia que os táxi tbm usavam ele isso é bem legal de se pensar, esses pensamentos noturnos são sempre engraçados KKK agradeço pelo post

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário