No dia 23 de março de 1953 a Volkswagem começou suas atividades no Brasil em um galpão alugado no bairro Ipiranga, São Paulo. O Fusca foi o primeiro carro montado por aqui, mas que trazia peças da Alemanha.
Galpão Volkswagen no bairro Ipiranga (SP)
Produção do VW Fusca
Em 1956, começou a ser montada a Kombi com 50% de peças nacionais.
Primeira VW Kombi
No dia 18 de novembro de 1959, foi inaugurada a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), com a participação do ex-presidente da República Juscelino Kubistcheck, que desfilou em um Fusca conversível.
Inauguração da fábrica VW em São Bernardo do Campo (SP)
De 1962 até 1970, anos que foram marcados por lançamento como o Karmann Ghia em 1962, o sedã 1600 conhecido como "Zé do Caixão" em 1968, a Variant em 1969 e o TL em 1970.
VW 1600 (Zé do Caixão)
VW Variant
Em 1973 a Volkswagen lança a Brasilia no mercado. Foi o primeiro hatchback da Volkswagen do mundo, e usava a mesma mecânica do Fusca.
VW Brasilia
Em 1974, é lançado o primeiro carro da Volkswagen com motor a ar e tração traseira. O Passat ficou famoso principalmente por ter um visual esportivo, que andava muito bem e era leve. depois foi lançado até a versão TS com motor 1.6 de 80 cv.
VW Passat TS
VW SP1 e SP2 vieram em 1975.
VW SP-2
Em 1980 mais um marco da história da Volkswagen. Com o objetivo de substituir o Fusca, mas com tamanho um pouco parecido com a da Brasilia, a Volkswagen lança o Gol, que até hoje é o carro mais vendido do Brasil. Porém no começo o Gol tinha motor 1.3 refrigerado a ar, e só começou a fazer sucesso depois que lançou o motor 1.6 com dupla carburação. Junto com o Gol chegaram as variações de perua, sedã e picape, que é a Parati, Voyage e Saveiro.
VW Gol 1980
Em 1984 a VW do Brasil decidiu entrar em um segmento mais luxuoso. Derivado do Passat da Alemanha, chega por aqui o VW Santana, que foi o primeiro nacional com freios ABS. Logo depois veio a perua Quantum em 1985.
VW Santana 1984
O primeiro carro nacional com injeção eletrônica foi produzido pela Volkswagen em 1988. o Gol GTI tinha motor AP-2000 com 120 cv de potência. Tinha pintura de duas cores e aerofólio.
Em 1993 com a Autolatina, a VW lança o Gol 1000, com motor AE 1.0 de 50 cv.
VW Gol GTI 1988
Em 1994 a Volkswagen lança o Gol geração 2, chamado de "bolinha". O Voyage foi descontinuado nessa geração.
VW Gol Geração 2 1994
Em 1996 a VW inaugura a fábrica de motores em São Carlos (SP) e em 1999 a fábrica em São josé dos Pinhais (PR)
Fábrica de motores VW em São Carlos (SP)
Em São José dos Pinhais, em 1999 começaram a ser fabricados o Golf nacional e o Audi A3. O Golf GTI tinha motor 1.8 Turbo de 150 cv. Eram os nacionais mais rápidos da época.
VW Golf GTI 1999
No mesmo ano a VW lança o Gol Geração 3, que tinha uma opção motor 1.0 16V turbo, um vidual mais atualizado e painel de instrumentos com cor azul parecido com o do Passat.
VW Gol Geração 3
Em 2002 e 2003 a VW lança o Polo hatch e o Polo sedã, com a plataforma PQ24. O mesmo modelo era vendido em vários países.
VW Polo Sedan
Em 2003 com a propaganda "compacto para quem vê, giagnte para quem anda", a VW lança o Fox no Brasil ainda com duas portas. O Fox chegou até ser exportado para Europa em 2005 até 2011 com motor 1.4.
VW Fox
Em 2005 o primeiro carro que pode misturar etanol com gasolina foi lançado no país. O Gol 1.6 Total Flex deu partida aos motores flex, e hoje 90% dos carros novos usam esse motor.
Total Flex
Em 2006 a Kombi recebe motor 1.4 Total Flex refrigerado a água (EA-111).
VW Kombi 1.4
Depois da simplicidade do Gol Geração 4, em acabamento e poucas mudanças no visual, a VW lança em 2008 o Gol Geração 5, com visual mais atualizado e com acabamento melhorado, tento até chave tipo canivete e motor EA-111. O comercial de lançamento foi marcado pelo ator de Holywood Sylvester Stallone e a modelo Gisele Bündchen. Junto com o novo Gol, a VW marcou com a volta do sedã Voyage e a saída da perua Parati.
VW Gol Geração 5
A VW do Brasil está fazendo novos projetos para lançar por aqui o compacto UP! que substituirá o Gol City, e a fabricação no Brasil dos prováveis Golf VII e o novo Santana.
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