No dia 23 de março de 1953 a Volkswagem começou suas atividades no Brasil em um galpão alugado no bairro Ipiranga, São Paulo. O Fusca foi o primeiro carro montado por aqui, mas que trazia peças da Alemanha.
|
Galpão Volkswagen no bairro Ipiranga (SP) |
|
Produção do VW Fusca |
Em 1956, começou a ser montada a Kombi com 50% de peças nacionais.
|
Primeira VW Kombi |
No dia 18 de novembro de 1959, foi inaugurada a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), com a participação do ex-presidente da República Juscelino Kubistcheck, que desfilou em um Fusca conversível.
|
Inauguração da fábrica VW em São Bernardo do Campo (SP) |
De 1962 até 1970, anos que foram marcados por lançamento como o Karmann Ghia em 1962, o sedã 1600 conhecido como "Zé do Caixão" em 1968, a Variant em 1969 e o TL em 1970.
|
VW 1600 (Zé do Caixão) |
|
VW Variant |
Em 1973 a Volkswagen lança a Brasilia no mercado. Foi o primeiro hatchback da Volkswagen do mundo, e usava a mesma mecânica do Fusca.
|
VW Brasilia |
Em 1974, é lançado o primeiro carro da Volkswagen com motor a ar e tração traseira. O Passat ficou famoso principalmente por ter um visual esportivo, que andava muito bem e era leve. depois foi lançado até a versão TS com motor 1.6 de 80 cv.
|
VW Passat TS |
VW SP1 e SP2 vieram em 1975.
|
VW SP-2 |
Em 1980 mais um marco da história da Volkswagen. Com o objetivo de substituir o Fusca, mas com tamanho um pouco parecido com a da Brasilia, a Volkswagen lança o Gol, que até hoje é o carro mais vendido do Brasil. Porém no começo o Gol tinha motor 1.3 refrigerado a ar, e só começou a fazer sucesso depois que lançou o motor 1.6 com dupla carburação. Junto com o Gol chegaram as variações de perua, sedã e picape, que é a Parati, Voyage e Saveiro.
|
VW Gol 1980 |
Em 1984 a VW do Brasil decidiu entrar em um segmento mais luxuoso. Derivado do Passat da Alemanha, chega por aqui o VW Santana, que foi o primeiro nacional com freios ABS. Logo depois veio a perua Quantum em 1985.
|
VW Santana 1984 |
O primeiro carro nacional com injeção eletrônica foi produzido pela Volkswagen em 1988. o Gol GTI tinha motor AP-2000 com 120 cv de potência. Tinha pintura de duas cores e aerofólio.
Em 1993 com a Autolatina, a VW lança o Gol 1000, com motor AE 1.0 de 50 cv.
|
VW Gol GTI 1988 |
Em 1994 a Volkswagen lança o Gol geração 2, chamado de "bolinha". O Voyage foi descontinuado nessa geração.
|
VW Gol Geração 2 1994 |
Em 1996 a VW inaugura a fábrica de motores em São Carlos (SP) e em 1999 a fábrica em São josé dos Pinhais (PR)
|
Fábrica de motores VW em São Carlos (SP) |
Em São José dos Pinhais, em 1999 começaram a ser fabricados o Golf nacional e o Audi A3. O Golf GTI tinha motor 1.8 Turbo de 150 cv. Eram os nacionais mais rápidos da época.
|
VW Golf GTI 1999 |
No mesmo ano a VW lança o Gol Geração 3, que tinha uma opção motor 1.0 16V turbo, um vidual mais atualizado e painel de instrumentos com cor azul parecido com o do Passat.
|
VW Gol Geração 3 |
Em 2002 e 2003 a VW lança o Polo hatch e o Polo sedã, com a plataforma PQ24. O mesmo modelo era vendido em vários países.
|
VW Polo Sedan |
Em 2003 com a propaganda "compacto para quem vê, giagnte para quem anda", a VW lança o Fox no Brasil ainda com duas portas. O Fox chegou até ser exportado para Europa em 2005 até 2011 com motor 1.4.
|
VW Fox |
Em 2005 o primeiro carro que pode misturar etanol com gasolina foi lançado no país. O Gol 1.6 Total Flex deu partida aos motores flex, e hoje 90% dos carros novos usam esse motor.
|
Total Flex |
Em 2006 a Kombi recebe motor 1.4 Total Flex refrigerado a água (EA-111).
|
VW Kombi 1.4 |
Depois da simplicidade do Gol Geração 4, em acabamento e poucas mudanças no visual, a VW lança em 2008 o Gol Geração 5, com visual mais atualizado e com acabamento melhorado, tento até chave tipo canivete e motor EA-111. O comercial de lançamento foi marcado pelo ator de Holywood Sylvester Stallone e a modelo Gisele Bündchen. Junto com o novo Gol, a VW marcou com a volta do sedã Voyage e a saída da perua Parati.
|
VW Gol Geração 5 |
A VW do Brasil está fazendo novos projetos para lançar por aqui o compacto UP! que substituirá o Gol City, e a fabricação no Brasil dos prováveis Golf VII e o novo Santana.
|
VW UP! |
|
Novo emblema Volkswagen |
fonte:
Quatro-Rodas
Volkswagen do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário